
Petisco de sementes: girassol e abóbora
23 de abril de 2021
Pudim de Chia com Banana
19 de maio de 2021Se Deus é bom, por que sofremos?

Essa é umas das perguntas que nos causa maior inquietação, pois sabendo que Deus é amor (1 João 4:8) ao nos depararmos com inúmeras tragédias e dor ficamos angustiados e em desespero clamamos: “por que sofremos?”.
A dor segundo a Bíblia é uma consequência direta a transgressão a lei de Deus, pois não existia sofrimento até o pecado entrar no mundo. Por isso, antes de chegarmos nesse ponto, vamos descobrir onde e com quem se originou o pecado.
“Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti” Ezequiel 28:13-15.
Por mais inquietante que pareça o pecado se originou com Lúcifer no céu. Ele era perfeito em seus caminhos até o dia em que se achou iniquidade em seu coração.
É difícil para nossa mente pequena e finita compreender: “Como que em um lugar perfeito e com um ser perfeito surgiu o mal?”. Isso leva muitas pessoas a duvidarem de Deus, de Sua bondade, amor e justiça, mas o fato é que o pecado é algo misterioso e inexplicável.
Deus é injusto?
Satanás permitiu que as sementes da maldade tomassem conta do seu coração. Ele invejou a Deus, desejou ser maior que o Criador e O acusou alegando que Sua lei era injusta. Assim, cada vez mais condescendendo com o ciúmes, inveja que brotara em seu coração, ele propagou o seu “comércio” engando a terça parte dos anjos.
“E houve guerra no céu; Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão, e lutou o dragão e os seus anjos, e não prevaleceram, nem o seu lugar se achou mais no céu” Apocalipse 12:7-8.
Lendo rapidamente esse versículo a impressão que temos é que quando Lúcifer se rebelou, tornando-se Satanás, Deus já o expulsou, não é mesmo!? Porém, se olharmos com mais atenção, veremos que não foi assim.
Sabemos que Deus nos criou livres, ou seja, temos a liberdade para escolher, mas somos responsáveis pela mesma. Igualmente os anjos também possuem livre arbítrio. E o Senhor coloca diante de nós o caminho da vida e nos aconselha para que andemos por ele mas podemos escolher o caminho de rebelião e morte. Afinal, somos livres.
Deus é misericordioso, compassivo e bondoso. Cada dia é uma oportunidade para fazermos as coisas diferentes, para aceitarmos o seu chamado e para nos arrependermos dos nossos pecados. Ele não nos trata com tirania, pelo contrário, sempre está disposto a oferecer o perdão e nos ama incondicionalmente, pois deseja salvar todos nós!
Deus é Justo...

Se Deus age conosco de maneira compassiva, por que procederia diferente no céu? Não seria injusto? Deus age da mesma maneira sempre. Isto é, quando Lúcifer começou o processo de rebelião, primeiro internamente e depois externando seu mal desígnio, o Senhor deu-lhe tempo para arrepender-se, porém, seu coração foi tornando-se endurecido.
“Ele é a Rocha, a Sua obra é perfeita; porque todos os Seus caminhos são juízo; um Deus de verdade e sem iniquidade, justo e reto é Ele” Deuteronômio 32:4.
Até chegar ao ponto em que foi expulso do céu, pois já havia feito sua escolha. Ele não queria o governo de Deus, não queria mais obedecer, achou que poderia viver sem lei fazendo sua própria vontade.
E por mais que em nosso íntimo possamos ficar perturbados ou até mesmo indignados, o fato é que, não havia uma razão para a existência do mal. Quando procuramos alguma explicação para o mal, é como desculpá-lo e dizer que o pecado não é tão mal assim. Fazendo isso, estamos dando razão a acusação de Satanás.
Mas, por que sofremos?

O relato bíblico em Gênesis 3 nos apresenta a queda de Adão e Eva. Eles caíram no engano da serpente.
Deus os criara livres no Jardim do Éden, belezas exuberantes e os mais diversos frutos, vegetações e animais o cercavam. Era uma atmosfera pura e perfeita.
Com a rebelião de Satanás, Deus precisaria por eles a prova, pois eles teriam que obedecer a Deus por amor e não pela força! Então, o Senhor deu-lhes uma ordem explícita: “De toda árvore do jardim tu poderás comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela tu não comerás. Pois no dia em que dela comeres, tu certamente morrerás” Gênesis 2:16-17.
Essa era a prova, escolher ou não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. E por esse versículo também podemos perceber que Adão e Eva estavam cientes do que havia ocorrido.
Deus criou o casal para estarem juntos – “não é bom que o homem esteja só” Gênesis 2:18. Todavia, Eva separando-se de Adão caminha sozinha e aqui podemos notar o primeiro erro.
Satanás astuto logo começou a falar por meio da serpente e isso chamou-lhe atenção. Ele iniciou um diálogo e a mulher comete o segundo erro – responder e dar continuidade.
OBS: com o inimigo não se conversa, não se entra em discussão, pois ele é sagaz e pai da mentira.
Eva desejou ser igual a Deus...

O inimigo disse a Eva: “é certo que não morrereis” Gênesis 3:4. Deus havia dito: “Certamente morrerás” Gênesis 2:17. Esses são os piores enganos, quando é misturado a verdade com a mentira e Satanás sempre age assim para levar-nos a duvidar da Palavra de Deus.
“Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes, então vossos olhos serão abertos, e vós sereis como deuses, conhecendo o bem e o mal” Gênesis 3:5.
O terceiro erro de Eva – cobiçou ser igual a Deus e duvidou da Palavra do Criador. E vendo que a árvore é boa e agradável aos olhos tomou do fruto e comeu. Ela morreu? Obviamente não! Ela pode ter pensado: “a serpente falou a verdade, olha eu comi, mas continuo viva”. Entretanto, ela não se deu conta que a morte seria o seu quinhão e de seus descendentes – “[…] porque o salário do pecado é a morte” Romanos 6:23.
OBS: não foi uma maçã como muito dizem ou pensam. A Bíblia não relata se foi uma maçã, pera ou outra qualquer, ela apenas descreve como um fruto.
O que é pecado?
É REBELIÃO CONTRA A LEI DE DEUS: “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei” 1 João 3:4.
Deus não queria que Adão e Eva conhecessem o mal, eles não precisavam disso. Podemos fazer um paralelo com os pais e mães, ambos não desejam que seus filhos conheçam, vejam ou façam maldade, porque já sabem que é ruim. Porém, Deus permitiu que Adão e Eva escolhessem.
Eva ao comer do fruto agora leva para o seu marido. Quando Adão viu, percebeu o que tinha acontecido, porém ele amou mais a sua esposa do que o próprio Deus e comeu do fruto também. Resultado? O pecado entrou em nosso mundo.
Entenda que por trás da maldade e sofrimento está o inimigo de Deus, ele é originador e não Deus. Ele cobiçou ser igual ao Senhor dos senhores. Ele queria ser maior que o Criador.
“Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” Isaías 14:13-14.
“Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor” Ezequiel 28:17.
Quando o homem transgrediu a lei de Deus sua natureza tornou-se má. Ou seja, ele ficou em harmonia com o inimigo, pois o mesmo já havia transgredido.
Por que Deus permitiu que acontecesse?

Você ainda pode estar se perguntando por que sofremos? Se Deus é bom, Ele poderia ter dado outro jeito, certo? Não!
A ambição, inveja e a cobiça foram maiores no coração desse ser. Mas, “Por que Deus não o destruiu?”; “Por que Deus não mudou o rumo das coisas?”; “Por que permitiu que acontecesse?”.
Caro leitor, Deus poderia ter criado todos nós como robôs com controle remoto e assim manipular nossas ações, porém Ele não tem prazer na obediência forçada.
Imagine você, se tivesse um robô e uma criança, o que você preferiria: o abraço de um robô, o qual você manipula ou um abraço espontâneo, sincero de criança? Eu escolho segunda opção! Da mesma maneira é Deus, Ele deseja de nós um amor sincero, uma obediência que seja espontânea por amor.
Deus é justo e Ele não faz as coisas para benefício próprio, mas por amor. Ele criou todos os seres celestiais e todos nós com o livre arbítrio. Além disso, se tivesse destruído imediatamente Satanás, os seres celestes ficariam em dúvida de Sua justiça e O serviriam por temor e não por amor.
Dessa maneira, mesmo sabendo do que aconteceria, Deus permitiu que os acontecimentos seguissem seu curso para que ficasse provado que acusações feitas pelo inimigo não passam de mentiras.
“Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” João 8:44.
Quando o inimigo insinua situações para duvidarmos de Deus, para fazermos o mal e cairmos no erro, ele mostra a princípio como algo bom, inocente, mas depois de nos ter enredado, retira-se o véu e vemos os frutos amargos.
Há Esperança...

Cristo veio e pagou o preço. Fomos comprados por Seu sangue. Ele veio para nos reconciliar novamente com o Pai.
Quando esteve aqui na terra mostrou por Seu exemplo como viver, foi vitorioso e nos deu a certeza da vitória também. Mesmo passando por aflições Ele nos diz: “Tende bom ânimo, porque Eu venci o mundo” João 16:33. Podemos ser mais que vencedores em Cristo Jesus, por meio de Sua força e em Seus méritos.
Deus não disse que seria fácil, Ele revelou a verdade com ela é. Contudo, Sua promessa foi de que estaria conosco até o fim. Por isso, quando se perguntar: “por que sofremos?”, não esqueça da promessa: “[…] e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” Mateus 28:20.
Outra certeza de que Jesus nos deu foi que voltaria para nos buscar. E Ele está voltando e toda maldade e sofrimento terão fim! Eu sei em quEm tenho crido. Lembre-se: ainda há esperança! A história não acabou.
“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” Apocalipse 21:4.
Deus te abençoe!

Bruna Bem
Escritora – Criadora de Conteúdo
“Este é um assunto complexo e de certa forma amplo. Se fossemos explanar cada detalhe ficaríamos aqui horas e horas e ainda sim haveria muito para dizer. Porém, apresento-lhe neste artigo uma explicação concentrada referente ao sofrimento, que lhe proporcionará luz e o ajudará a crescer espiritualmente. Boa leitura!“