
Pudim de Chia com Banana
19 de maio de 2021
Alimentos que previnem o Câncer de Mama!
19 de maio de 2021Vitamina B6 ou Piridoxina?
Você pode ter a seguinte dúvida: Vitamina B6 para que serve? Esta é uma dúvida muito comuns das pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, pois compreendem que uma alimentação colorida e variada deva nos fornece normalmente as vitaminas importantes para o correto funcionamento do corpo.
Em muito casos ouvimos falar da importância da vitamina B6 ou piridoxina, mas não ouvimos que na verdade ela engloba três compostos de ação antidermatítica: a piridoxamina, a piridoxina e o pidoxal. Em resumo se trata de uma vitamina com funções protetoras da nossa pele.
Quem isolou pela primeira vez essa vitamina foi György, em1938, que estudava uma doença de pele em ratos. Porém, a resposta a pergunta vitamina B6 para que serve aconteceu na década de 1950. Sendo respondida de maneira mais plena.
Vitamina B6 para que serve?
Em primeiro lugar, essa vitamina apresenta papel fundamental nas transformações metabólicas de aminoácidos. E em segundo lugar, está associada à gliconeogênese e à transformação de triptofano em niacina. Em terceiro lugar, à produção de neurotransmissores e à formação das moléculas de hemoglobina.
Além disso, está relacionada com o metabolismo de homocisteína, um aminoácido utilizado para verificar os riscos de doenças cardiovasculares.
Fisiologia da B6
A vitamina B6 é absorvida no intestino delgado, principalmente no jejuno, e é transformada na forma metabolicamente ativa no fígado. No entanto, seu armazenamento ocorre no tecido muscular e sua excreção ocorre via urina. Além disso, pode ser eliminada discretamente pelo leite e suor.
Sintomas da ausência
A vitamina B6, chamada de Piridoxina, ajuda a manter o metabolismo, a pele e o sistema nervoso trabalhando em harmonia. Dessa forma, sua falta pode levar a convulsão, feridas ao redor dos olhos, boca e nariz, além de inflamações na língua e/ou boca.
Fontes Vegetais de B6
Os alimentos vegetais ricos nessa vitamina são:
- Levedura de cerveja;
- Algas como a Chlorella;
- Cereais integrais como a aveia;
- Frutas como a banana e melancia;
- Nas castanhas do Pará e avelã;
- E nas leguminosas como a soja.
Em conclusão, vale destacar que alimentos cozidos podem perder até 40% do teor de B6.
Se você deseja saber mais conheça agora mesmo o meu livro da “A Dieta do BEM-estar“
Referências:
1] – Fisiopatologia da deficiência de vitamina B12 e seu diagnóstico laboratorial | Clóvis PanizI, Denise Grotto, Gabriela Cristina Schmitt, Juliana Valentini, Karen Lílian Schott, Valdeci Juarez Pomblum e Solange Cristina Garcia | Universidade Federal de Santa Maria | Outubro de 2005
[2] – Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes Vitaminas do Complexo B | Helio Vannucchi, Selma Freire de Carvalho da Cunha | International Life Sciences Institute do Brasil | Julho de 2009
[3] – Associação da deficiência de ácido fólico com alterações patológicas e estratégias para sua prevenção: uma visão crítica | Sofia Kimi UeharaI e Glorimar Rosa | Universidade Federal do Rio de Janeiro | Outubro de 2010
[4] – Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes Vitaminas do Complexo B | Helio Vannucchi, Selma Freire de Carvalho da Cunha | International Life Sciences Institute do Brasil | Julho de 2009



