
Receita de Carne de Jaca Assada
27 de abril de 2025
Cloreto de magnésio – O que é, para que serve e quais os benefícios
28 de abril de 2025Os incríveis benefícios da dolomita
Hoje vou te responder à pergunta o que é dolomita e para que serve? Além de muitas outras dúvidas sobre este incrível mineral que está presente na natureza. E já te adianto que apresenta inúmeros benefícios para a saúde e a estética.

Entendendo o que é dolomita e para que serve
A Dolomita é um mineral composto de carbonato de cálcio e magnésio e é extraída de rochas de origem calcária. Para ser consumida é feito um procedimento de purificação retirando substâncias indesejadas ou tóxicas, o resultado deste processo é um pó branco bem fino que lembra a argila branca.

Benefícios da dolomita
A dolomita é utilizada desde a antiguidade e o que a torna tão especial é o fato dela ser uma poderosa ferramenta para suplementar cálcio e magnésio, minerais tão importantes ao nosso organismo.
A seguir destaco alguns dos principais benefícios da suplementação de dolomita para nossa saúde:
- PELE – Ao utilizar a dolomita em forma de máscara facial ou cataplasma ela apresenta a capacidade de penetrar rapidamente os poros e nutrir com eficiência a região da pele aplicada, ajudando a acalmar, desinflamar, tonificar, cicatrizar e revitalizar a pele. Por isso pode ser usada em casos de feridas, queimaduras, ferimentos, micoses, assaduras, manchas, espinhas, entre outros.
- ESTÔMAGO– Ajuda a combater diversos males intestinais, tais como a diarreia, má digestão, gases, intoxicação alimentar, gastrite e úlceras.
- CABELO – Quando aplicada sobre os cabelos ajuda a revitalizar, fortificar e reestruturar, a, pois ajuda o fortalecimento dos fios, evita a queda de cabelo, hidratando e ajudando ainda no tratamento da caspa (Combina muito bem em tratamentos capilares com óleo de coco).
- MÚSCULO – A boa atuação do sistema muscular depende de uma série de fatores, como, por exemplo, de um equilíbrio entre a contração e o relaxamento dos músculos. Nesse sentido, a dolomita é bastante útil, pois ela contém o cálcio, que contrai a musculatura, e o magnésio, que relaxa. Por isso pode ser usada para combater a fadiga e a rigidez muscular. Ajudando inclusive a prevenir caibras.
- SAÚDE BUCAL – A dolomita também pode ser usada como fator de prevenção e tratamento na higiene bucal, não somente na hora da limpeza, mas também para tratar o mau hálito, gengivite e afta.
- ALCALINIZA O SANGUE E O CORPO – Ajuda a alcalinizar nosso organismo pois favorece a produção de bicarbonato de cálcio.
- MELHORA A CONDUÇÃO DOS IMPULSOS NERVOSOS – Em resumo a base da transmissão dos impulsos elétricos do sistema nervoso centrar ocorre mediante a concentração de cálcio neles. Como a dolomita é rica em cálcio de fácil absorção ajuda em todo o processo de transmissão destes impulsos. Ajudando inclusive a melhorar o quadro de fibromialgia.
- ANALGÉSICA E CALMANTE – Tanto o cálcio como o magnésio atuam diretamente sobre o relaxamento do corpo. Inclusive o magnésio favorece a produção de serotonina e melatonina, esta última é a responsável pela qualidade do nosso sono. Portanto ao utilizar a dolomita como suplemento no começo do seu dia ela vai te ajudar a dormir melhor de noite. Que incrível né!?
- AJUDA A TRATAR GASTRITE E ÚLCERAS – Por controlar os excessos de acidez estomacal fora dos horários de alimentação ajuda a proteger a parede do estomago melhorando toda a digestão.
- E MUITO MAIS – eu ainda poderia citar uma outra infinidade de benefícios para a tua saúde como: ajudar na desintoxicação do corpo, evitar unhas quebradiças, é anti-inflamatória etc. Mas acho que já deu para ficar bem claro os incríveis benefícios para a saúde de utilizá-la.
E ai está gostando de descobrir O que é Dolomita e para que serve ela? Então compartilhe depois de ler essa nossa publicação!

O excesso de cálcio sem magnésio calcifica os tecidos moles
Nos últimos algumas descobertas científicas apontaram que o excesso de cálcio aumenta a calcificação de tecidos moles agravando doenças cardiovasculares e não contribui para evitar a osteoporose. Isso ocorre principalmente porque o cálcio deve ser ingerido com magnésio na proporção de três de cálcio para um de magnésio para conseguir ser absorvido pela matriz óssea.
No caso de não ter essa proporção o cálcio fica circulando no nosso corpo até encontrar algum lugar para se depositar.
Em outras palavras quando você bebe um copo de leite de vaca você ingere basicamente 350 mg de cálcio e apenas 35mg de magnésio, ou seja, o seu organismo só consegue absorver aproximadamente 105 mg de cálcio o restante fica circulante no organismo e acaba por se depositar em tecidos moles artérias, causando a calcificação delas e nos rins provocando os cálculos renais.
No caso da dolomita o cálcio que ela apresenta vem na proporção correta com a de magnésio o que facilita a completa absorção. Mas vale a pena lembrar que não é indicado consumir mais do que o recomendado, pois além de não aumentar os benefícios pode trazer problemas para a saúde.
Por isto este artigo “o que é dolomita e para que serve? é tão importante” para você cuidar melhor da tua saúde.
Como usar e onde encontrar a dolomita

Agora para finalizar o nosso post “O que é Dolomita e para que serve?” vamos falar sobre onde encontrar e como utilizar.
Você encontra a dolomita para consumo humano em casa de produtos naturais ou farmácias de manipulação.
Na utilização de máscara facial ou cataplasma primeiramente, misture o pó de dolomita com água até atingir uma consistência homogênea. Na sequência, aplique no rosto limpo com auxílio de um pincel. Então aguarde 20 minutos enquanto a máscara age na pele. Por fim, remova com água fria e finalize aplicando seu hidratante favorito. Repita semanalmente ou a cada 15 dias.
No caso da suplementação o indicado é consumir no máximo 3g por dia.
Indico normalmente para os meus pacientes 1 g por dia junto ao ativador fisiológico. Que já seria o suficiente para garantir aproximadamente 350mg de cálcio quase um terço da nossa necessidade diária.
Você não sabe o que é o ativador fisiológico? Então clique aqui e conheça o nosso curso gratuito, que ensina as pessoas o segredo de nutrir o organismo nos primeiros minutos do dia.
O que é Dolomita e para que serve - Conclusão
Em resumo, a dolomita é um mineral rico em cálcio e magnésio, com propriedades que beneficiam tanto a saúde interna quanto a estética. Seu uso é amplamente difundido em tratamentos de pele, fortalecimento ósseo e até no alívio de dores musculares. Seja em forma de suplemento ou em aplicações tópicas, a dolomita pode ser uma aliada natural no cuidado com o corpo — desde que utilizada com orientação profissional, especialmente por pessoas com condições de saúde específicas.

“Costumo indicar 1 g para os meus pacientes por dia junto ao ativador fisiológico é incrível como um suplemento tão barato pode ser tão eficientes para a saúde“.